sexta-feira, 1 de junho de 2012

3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


Entende-se por currículo o conjunto de informações referentes à aprendizagem escolar, organizadas para direcionar os conteúdos, as atividades, as formas de desenvolvê-los e seus objetivos e, deve ser utilizado como um norte para a prática pedagógica, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades do educando.
É importante que sua construção seja feita a partir do Projeto Político Pedagógico da escola considerando as especificidades da realidade local.
As tecnologias, como instrumento de informação, precisam estar presentes no desenvolvimento do currículo, suas potencialidades devem ser conhecidas como forma de tornar compatível com as necessidades e interesses dos alunos e servir de suporte em todas as áreas do conhecimento. Da soma entre tecnologias e conteúdos nascem as oportunidades de ensino. E, isso seguramente possibilita mudanças significativas na forma de ensinar/aprender e, na gestão de sala de aula.
Assim, a integração do currículo com as tecnologias e mídias é um fator relevante na busca pela melhoria da qualidade do ensino. E, o trabalho com projetos facilita esta integração uma vez que favorece a ampliação de possibilidades no desenvolvimento de conteúdos.






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