Curso:
Tecnologias na
Educação: ensinando e aprendendo com as TICs
Unidade
3: Currículo,
Projetos e Tecnologias
Atividade:
3.3 Projetos de
trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora:
Deusiram de Sousa
Barros Silva
Cursistas:
- Decilene
Gomes da Cruz
- Domingas
Teixeira de Oliveira
- Hélia
Maria da Costa
- Lina
Maria de Jesus Freitas Pereira
-Maria
Sebastiana Pereira Jorge
Unidade Escolar: Escola Especial Estrela da Esperança
Turma:
A
Data:
23/05/2012
Tema:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA
Estrutura Curricular
Modalidade
/ Nível de Ensino
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Componente Curricular
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Tema
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Ensino
Fundamental Inicial
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Ciências Naturais
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Ser humano e saúde
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Ensino
Fundamental Inicial
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Saúde
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Alimentação:
necessidades corporais, socioculturais e emocionais.
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Ensino
Fundamental Inicial
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Língua Portuguesa
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Linguagem oral e visual
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Ensino
Fundamental Inicial
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Ética
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Valores,
normas e atitudes
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Ensino
Fundamental Inicial
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Matemática
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Percepção
sensório-motor; conceitos matemáticos (cores, tamanho, quantidade,
coordenação motora...)
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Ensino
Fundamental Inicial
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Educação Física
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Ginástica laboral
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Ensino
Fundamental Inicial
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Geografia
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Natureza
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Ensino
Fundamental Inicial
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Artes
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Artes: visual, musical e plástica
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Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Pesquisar e registrar sobre a
alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes
fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças
entre os hábitos alimentares dos discentes;
- Refletir sobre suas ações diárias
com relação à saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e
com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à
saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Duração das atividades
15
dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversação referente ao consumo de
alimentos saudáveis e sua contribuição para a saúde, visando à melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente e
do currículo escolar.
Estratégias e recursos da aula
DATA: 16/03/2012
ABERTURA DO PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
NA ESCOLA
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-Saudação
inicial
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Gestora Madalena
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-Momento
de oração espontânea
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Profª Maria Alice
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-Música
“Fada” de Victor e Leo
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Aluno Aelton
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-Breve
explanação sobre o Projeto: “Alimentação Saudável na Escola”.
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Profª Cacilha Orádia
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-Palestra
de sensibilização sobre alimentação saudável, tema: “Comer Bem para Viver
Melhor”.
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Enf. Tábita Furtado
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-Exibição
de vídeo educativo, tema: Alimentação Saudável X Não Saudável.
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Profª Marli Sandri
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-Pintura
dos blocos da pirâmide alimentar.
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Coordenadores, professores e alunos.
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DATA: 19/03/2012 - 1ª AULA
ASSUNTO: ATIVIDADES FÍSICAS, MASSAS E
CEREAIS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Cantar a música “Meu
Lanchinho”;
-Roda de conversa:
Utilizar os alimentos servidos no café da manhã e almoço para explorar a
pirâmide alimentar, estimulando a percepção dos cinco sentidos fundamentais:
paladar, olfato, audição, tato e visão. Falar
sobre o pão com manteiga servido e a fabricação do pão;
-Procurar em jornais e revistas as letras que
formam a palavra PADARIA, colar em espaços pré-determinados e solicitar que
circulem a vogal “A”;
-No momento do lanche
trabalhar o sabor, o cheiro e o gosto, falando de que é feito e observando a
reação e preferência dos educandos pelo alimento;
-Identificar formas,
cores e texturas, através da colagem de grãos de feijão, arroz e milho em
desenhos pintados pelos discentes;
-Cantar
a música: “Eu Sou Forte, Forte“. Depois confeccionar máscara dos
alimentos que aparecem na música.
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-Momento de ginástica laboral orientada pela
profissional de Educação Física. Envolvendo funcionários, professores e
alunos, com a finalidade de colocar
previamente todas as pessoas da unidade escolar bem preparadas para o
exercício do labor diário. Baseando-se em alongamento, fortalecimento e
relaxamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando
pelo tronco e cabeça;
-Explicar
que os cereais, os pães, as raízes e os tubérculos estão na base da pirâmide.
Eles são nossa fonte de energia e ricos em carboidratos. Informar que alguns alimentos são
importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos de forma moderada,
uma a duas vezes ao dia.
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OBS.:
No período matutino dos dias 19 a 28, foram realizadas atividades em sala de
aula e contextualização dos conteúdos curriculares. Enquanto que no turno
vespertino houve explanação, demonstração e degustação dos alimentos que
compõem cada grupo da pirâmide alimentar, bem como a importância deles
para a nossa alimentação, seguida da
montagem dos blocos e grupos dos alimentos através de pesquisa, recorte e
colagem coletiva.
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DATA: 20/03/2012 - 2ª AULA
ASSUNTO: FRUTAS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Cantar a música: “Meu
Leitinho”;
-Apresentar aos alunos
alguns tipos de alimentos, como: biscoito, frutas (maça e banana), suco
natural e mingau, relatando os sabores, cheiros, cores e a importância deles para
nossa saúde. Saborear alguns alimentos e observar a preferência alimentar de
cada criança;
-Pintura dirigida do
desenho do abacaxi;
-Trabalhar a
estimulação tátil: (textura e percepção auditiva), através da apresentação de
um quebra-cabeça de frutas, para que a criança observe a fruta ilustrada. Em
seguida separar as peças e unir novamente. Finalmente contar a história das
frutas, falando e demonstrando a imagem de cada uma;
-Cantar a música: EU SOU FORTE (Confeccionar máscaras das frutas
que aparecem na música).
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-Trabalhar
a coordenação motora fina e percepção visual, através da confecção de marca
páginas (figuras de frutas e palito de picolé) e máscaras de frutas;
-Roda
de conversa (mostrar para os alunos a importância de se alimentar com
produtos naturais: frutas e sucos). Mencionar que as frutas estão no segundo
degrau da pirâmide e são os alimentos reguladores. São ricos em minerais,
vitaminas, água e fibra. Entre estes estão também às verduras e os legumes;
-Estimular
a percepção dos sentidos: paladar, olfato e tato, utilizando grupos de alunos
com os olhos vendados. Será colocado próximo ao nariz deles frutas cortadas
em pedaços: abacaxi, laranja, maça e banana, para sentirem o cheiro e
descobrir o nome da fruta. Também serão servidas as referidas frutas, para
mastigarem, sentir o gosto e falar a denominação da fruta. Ao final, sem
vendas, todos experimentaram os frutos.
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DATA: 21/03/2012 - 3ª AULA
ASSUNTO: VERDURAS E LEGUMES
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Introduzir
o assunto fazendo perguntas:
O que
encontramos na feira?
-Comentar
sobre a origem dos alimentos, o que trazem de benefício para a nossa saúde;
-Recortar
e colar em mural, alimentos encontrados na feira;
-Através
das verduras chuchu, cenoura, beterraba, beterraba, batata e vagem, trabalhar
as cores, textura, tamanho e forma;
-Preparar
sopa com os referidos legumes e degustar com a criança, conversando sobre
seus sabores e vitaminas;
-Levar
para a sala de aula alguns tipos de verduras e legumes e fazer
questionamentos sobre os mesmos;
-Recortar
e colar em mural: tipos de verduras e legumes que os alunos conhecem;
Manusear
o jogo de alinhavos de frutas e legumes;
Pintura
de desenhos das frutas mais conhecidas;
-Recortar
de jornais e revistas as letras iniciais das palavras: chuchu e cenoura “C”,
beterraba e batata “B” e vagem “V”, posteriormente colar numa folha.
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-Visita ao Centro de Abastecimento José Lopes da
Silva, localizado em Guaraí. Os
alunos serão acompanhados por docentes, que irão explicar como funciona o
Centro de Abastecimento, com objetivo de eles terem contato com a realidade,
conhecer o trabalho dos feirantes e saber de onde vem e aprender a valorizar
os alimentos que consomem. Ao final, os discentes degustaram alguns
alimentos.
-Mencionar
que as Verduras e legumes estão no segundo degrau da pirâmide e são os
alimentos reguladores, e que são ricos em minerais, vitaminas, água e fibra.
Entre estes estão também às frutas;
-Roda de
conversa (mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos
naturais (verduras e legumes);
-Levantamento de Questões:
*Diferença
entre verduras/legumes.
*O que
acontece se não consumirmos verduras e legumes?
*Cuidados que devemos ter ao prepararmos as verduras/legumes. *Quais os alimentos são mais consumidos pelos alunos em casa? *Nós aproveitamos os alimentos? Os alimentos nos meses de safra são melhores e geralmente apresentam preços melhores (mais baratos). *Verificar os preços dos alimentos da atual safra. *Quais alimentos que + gostamos? *Como é a merenda da escola? |
DATA: 22/03/2012 - 4ª AULA
ASSUNTO: LEITE E DERIVADOS, CARNES E
OVOS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-No momento do café da manhã e do lanche, conversar com as crianças
sobre a importância de beber leite e quais os benefícios ele proporciona;
-Trazer para sala de aula, queijos, leite e iogurte e explorar a
importância desses alimentos para o crescimento e fortalecimento dos dentes;
-Cantar a música “meu leitinho”;
-Ligar produtos derivados do leite à caixa de leite.
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-No
terceiro degrau da pirâmide alimentar, estão os alimentos construtores, são alimentos ricos em proteínas, cálcio,
ferro e zinco: leite e seus derivados, queijos, carnes e ovos;
-Trazer
para sala de aula, queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses
alimentos na prevenção de doenças, principalmente no caso dos idosos, o
“osteoporose”;
-Pesquisar
e recortar em revistas, desenhos desses alimentos para serem montados na
pirâmide alimentar;
-Exibição
de vídeos informativos (aprendendo as funções das vitaminas).
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DATA: 23/03/2012 - 5ª AULA
ASSUNTO: ÓLEOS E GORDURAS / AÇÚCARES E DOCES
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Explicar
para os educandos que esses tipos de alimentos não podem ser consumidos em
grande quantidade, podem fazer mal à saúde;
-Pesquisar
em livros e revistas, gravuras dos referidos alimentos;
-Pintar
de azul os alimentos saudáveis e de vermelho os não saudáveis;
-Levar
os alunos para o auditório para assistir os vídeos: Obesidade Infantil –
YouTube (3:53), elaborado pela Revista Veja, Educação Nutricional - SP Alimentação
(9min.) e Obesidade na Mídia - Globo Repórter. Após os vídeos
estabelecer um diálogo com a turma, perguntando: O que foi possível aprender?
Por que os educandos estão acima do peso? Quais os hábitos alimentares mais
saudáveis? Atividade física é importante ou não? Em seguida, solicitar que os
educandos expressem através de desenhos com a ajuda do professor, o que
assistiram.
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-Explanação
oral sobre o consumo desses alimentos, os quais não podem ser consumidos de
forma moderada para preservar a saúde:
-Explanação
do quarto degrau da pirâmide nele está os alimentos energéticos, ricos em
calorias e colesterol. São importantes, porém, devem ser consumidos em
pequenas quantidades. São os óleos e gorduras. Encontra-se ainda os açúcares,
balas, chocolates e salgadinhos, produtos que devem ser evitados ao máximo ou
consumidos com moderação. Eles produzem muitas calorias e não possuem ou
contém poucos nutrientes.
-Levar
os alunos para o auditório para assistir os vídeos: Obesidade Infantil –
YouTube (3:53), elaborado pela Revista Veja, Educação Nutricional - SP Alimentação
(9min.) e Obesidade na Mídia - Globo Repórter. Após os vídeos
estabelecer um diálogo com a turma, perguntando: O que foi possível aprender?
Por que os educandos estão acima do peso? Quais os hábitos alimentares mais
saudáveis? Atividade física é importante ou não? Em seguida, solicitar que os
educandos expressem através de desenhos com a ajuda do professor, o que
assistiram.
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DATA: 26/03/2012 - 6ª AULA
ASSUNTO: RÓTULOS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Cantar
a música “Meu Lanchinho”;
-Utilizar
rótulos de inúmeros alimentos (leite, manteiga, toddy, biscoito, óleo,
açúcar, etc.), e conversar com os discentes sobre cada um, quanto ao seu
sabor, tipos de vitaminas, modo de preparar e comer;
-Expor
na mesa diversos tipos de rótulos e esclarecer qual sua finalidade;
-Montar
um mural com rótulos;
-Pedir
que a criança aponte rótulos que conhece e escolha um deles, colocá-lo numa
folha e explorar as vogais existentes;
-Destacar
a letra inicial dos rótulos.
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-Trabalhar com os rótulos de embalagens de alimentos trazidas pelo
educandos, depois montar um mural com informações de cada alimento;
-Esclarecer
que rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos,
apresentando informações sobre este produto e contendo geralmente, a
logomarca da empresa fabricante;
-Pedir
que o aluno escolha um rótulo e cole numa folha de papel sulfite. Em seguida circule a logomarca e destaque a
letra inicial. Depois pintar as letras do rótulo que estão no nome dele,
observar os desenhos, as cores, contar o nº de letras contidas na logomarca e
registrar por meio de desenhos e números. Ilustrar a utilidade do produto que
continha o rótulo e, com ajuda da professora localizar a data de fabricação
do produto, a data de validade e o peso líquido.
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DATA: 27/03/2012 - 7ª AULA
ASSUNTO: HIGIENE PESSOAL E COM OS
ALIMENTOS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Conversação com as crianças sobre a importância da higienização pessoal
e alimentar, que é indispensável para ter uma boa saúde;
-Demonstrar para os alunos como é realizada a higiene das frutas e
hortaliças;
-Apresentar fantoches com um diálogo:
Devemos lavar as mãos antes das refeições e quando usamos o banheiro;
Beber água filtrada;
Cortar as unhas;
Escovar os dentes após as refeições;
Praticar esportes;
-Leitura da vogal “a”.
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-Explicar aos alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter
uma boa saúde;
-Realizar a "Feira do banho": montar num balcão e deixar
exposto todos os objetos necessários na higiene corporal;
-Levar
o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas:
Como conservar o corpo limpo? Cuidados c/ cabelos/unhas/dentes? Melhor forma de limpar as orelhas? Como conservar os pés limpos? Como deve ser as roupas que uso? Que roupas devo usar para dormir? Para passear?Nos dias de frio/calor?
-Vídeo:
Minuto Animado Higiene Pessoal - You Tube
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DATA: 28/03/2012 - 8ª AULA
ASSUNTO: HORTALIÇAS
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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-Explorar
os diferentes tipos de sucos, através da pintura de jarras de acordo com a
cor dos sucos. Ao final servir gelatina em copos, para fixação dos sabores
trabalhados;
-Percepção
visual: esconder algumas hortaliças para a criança encontrar;
-Olfativa: vendar os olhos da criança para ela adivinhar as hortaliças: cenoura, pimentão, tomate, etc.;
-Gustativa:
experimentar falando se a hortaliça é doce, azeda ou amarga;
-Teatro de fantoches das hortaliças. |
-Visita à Horta Comunitária do
Povoado Matinha, onde tiveram a oportunidade de identificar e conhecer e conhecer os diversos tipos de frutas, legumes
e verduras produzidos na região de Guaraí. A ideia é conhecer o caminho dos
alimentos da produção até o prato, conversar com os
feirantes sobre a rotina de trabalho, aquisição de alimentos e safra.
-Alguns alunos acompanhados de professores, irão
visitar a Horta Hidropônica de Guaraí, a fim de visualizar como funciona na
prática essa forma de cultivo que dispensa o uso do solo, e utiliza uma
solução nutritiva balanceada para oferecer à planta todos os nutrientes
necessários ao seu desenvolvimento.
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DATA: 29/03/2012 - 9ª AULA
ASSUNTO: PIQUENIQUE SAUDÁVEL
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EDUCAÇÃO INFANTIL E INDIVIDUAL
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ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
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Todos os alunos participarão de um piquenique coletivo na A. A. B. B. - Associação Atlética Banco do Brasil, com o objetivo de realizar uma confraternização
envolvendo todos os educandos. Através da atividade será trabalhada a
interação, a socialização, hábitos saudáveis de alimentação; além de usufruir
o contato com a natureza os alunos ainda terão a oportunidade de
compartilharem de um delicioso lanche.
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DATA: 30/03/2012
ENCERRAMENTO DO PROJETO E DA SEMANA
DA ALIMENTAÇÃO
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-Saudação inicial
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Sec. Valdirene
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-Momento de oração espontânea
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Profª Silvia
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-Exposição
da pirâmide alimentar, painéis de rótulos, máscaras de frutas, hortaliças e
legumes e mural com atividades realizadas em sala de aula.
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Professores e alunos
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-Breve comentário sobre o desenvolvimento do Projeto: “Alimentação
Saudável na Escola”.
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Profª Cacilha Orádia
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-Dramatização da Música: “Pula Pula” de Eliana
(representação dos exercícios físicos)
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Profª Albenize e alunos da oficina
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-Dramatização da Música: “Pizza” de Xuxa
(representação das massas)
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Profª Julia de Fátima e alunos
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-Dramatização da Música: “Salada de
Frutas” de Xuxa (representação das frutas)
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Profes e alunos individuais
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-Dramatização da Música: “Sopa do
Neném”
(representação das leguminosas)
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Profes e alunos da educ. precoce
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-Recitação da Música: “Alimentos
Saudáveis”
(Representação do leite)
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Profª Albenize e aluno Aelton
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-Dramatização da Música: “É de
Chocolate” de Trem da Alegria (representação dos açucares e doces)
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Profas Hélia/ Garland e alunos
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-Homenagem às Merendeiras Julia
Tavares e Maria Julia (Leitura de mensagem de agradecimento)
-Entrega de mensagem de agradecimento
e lembranças
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Profª Iolanda
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Profª Silvia e aluna Érica
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-Agradecimentos finais;
-Entrega de lembrancinhas do projeto
aos educandos (marca páginas com figuras de frutas);
-Brincadeiras: dançam da laranja, dança
das cadeiras e a mordida na maça.
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Professores e alunos
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Recursos Complementares
Sites:
Phillipi
ST, Laterza AR, Cruz ATR, Ribeiro LC. Pirâmide Alimentar Adaptada: Guia para Escolha dos
Alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999.
CAVADINI C. Hábitos alimentares
durante a adolescência: contribuição dos lanches. 37º Nestlé Nutrition,
1995.
Avaliação
A avaliação será contínua, observando
a participação e envolvimento de cada aluno, se auxiliaram nas pesquisas, se
foram responsáveis com os trabalhos, se trouxeram os materiais solicitados,
dentre outras, enfim as considerações serão feitas individualmente.
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