terça-feira, 22 de maio de 2012

3.1 - Explorando o Software HAGAQUÊ

Trata-se de um software educativo que permite a edição de histórias em quadrinho com a utilização de outras linguagens além da escrita. Este recurso pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos mais inúmeros conteúdos através da atividade de produção textual. Devido ao caráter lúdico, este instrumento possui recursos facilitadores através dos quais o aluno tem a liberdade de expressão e, a possibilidade desafiadora de compor diferentes personagens inseridos nos mais diversos contextos. Assim, sua produção pode ser direcionada pelo professor da forma que melhor convier, podendo incentivar a autonomia e a criatividade da criança, aspectos importantes para a produção do conhecimento.

3.1 - Fórum: Contextualizando a mudança

Partindo do princípio de que conhecimento hoje consiste na troca de informações, é imprescindível que o professor promova a circulação de informações, aguce a curiosidade e, proporcione a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável e a liberdade de expressão de seus alunos. Para favorecer um ambiente assim, acredito que as estratégias de ensino devem contemplar sempre a necessidade e interesse do aluno. Assim, cabe ao professor realizar uma sondagem para verificar esses aspectos e, a partir daí gerenciar a organização do ambiente de aprendizagem programando o uso dos recursos tecnológicos de forma a incentivar a buscar a integração interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento. Dentre as inúmeras possibilidades que as tecnologias podem nos proporcionar podemos citar o uso de jogos educativos, blogs, vídeos, histórias em quadrinhos, redes sociais, etc. Todas estas alternativas podem tornar as aulas mais atraentes, estimular a liberdade de expressão e, consequentemente elevar a qualidade do ensino.

3.1 - Diário de Bordo - Contextualizando a mudança

A postura pedagógica do professor em sala de aula é importante e decisiva para a eficácia do processo educativo. Assim, tenho a preocupação em desenvolver uma prática dialógica com meus alunos, procurando conduzir-los a questionarem e opinarem sobre os assuntos em questão, expondo seus pontos de vista, dúvidas e curiosidades. Acredito que estes procedimentos podem facilitar seu desempenho na aquisição de conhecimentos.

2.10 - Navegando pela Wikipédia e pelo Wickicionário

“Wikipédia e Wickicionário” são sites bastante interessantes. Apesar de já ter usado estas ferramentas de pesquisa, eu ainda não havia parado para analisar a infinidade de vantagens que elas oferecem. Na Wikipédia, pessoas em diferentes partes do mundo podem trabalhar num mesmo documento editando conteúdos e divulgando idéias, pois é uma enciclopédia livre e colaborativa. Assim, ela possui uma grande quantidade de informações sobre os mais diversos assuntos. Não muito diferente, o Wickicionário também é um documento colaborativo, pois se trata de um dicionário universal de conteúdo livre, podendo ser alterado por qualquer pessoa que tenha acesso. Este recurso nos permite conhecer o significado de palavras e, também de expressões, sendo que há diversas maneiras de explorá-lo. A experiência com a navegação permitiu avançar o conhecimento quanto ao conceito de autoria coletiva na rede. Achei relevante, navegar por estes sites, são instrumentos riquíssimos de pesquisa e, aliados ao processo educativo podem trazer resultados extraordinários.